carreira

Com base na pesquisa Panorama da Saúde Mental 2022, realizada pelo Research Center da Afya, que ouviu cerca de 3.500 médicos brasileiros, foi possível entender um pouco sobre o estilo de vida dos médicos no Brasil.
Ciclo sono-lazer do médico 😴
A maioria dos médicos no Brasil trabalha mais de 40 horas semanais e enfrenta desafios no equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
Cerca de 35% dos entrevistados relataram dormir entre 6 e 8 horas por noite, enquanto 46% dos médicos em especialização afirmaram raramente ter uma noite de sono reparadora.
Para descansar, os médicos brasileiros tiram, em média, duas semanas de férias por ano, sendo que quase a metade não tem o período remunerado pelo empregador.
No que diz respeito ao lazer, 2/3 dos médicos não tiveram momentos de descontração nas duas semanas anteriores à pesquisa.
Atividades físicas, alimentação e voluntariado 🏋️♀️
A prática de atividades físicas também é um ponto fraco, com 70,7% dos médicos sendo considerados sedentários.
No entanto, a maioria dos médicos brasileiros possui uma alimentação equilibrada.
As ações de voluntariado são pouco presentes na vida dos médicos, com mais de 75% dos entrevistados relatando que raramente ou nunca se dedicam a esse tipo de atividade.
Estresse nos especialistas, generalistas e residentes 😖
O estresse é uma preocupação constante, com médicos especialistas apresentando uma percepção de estresse menor em relação aos generalistas e residentes.
Fatores como descontentamento com o sistema de saúde e condições de trabalho, elevada demanda e poucas recompensas profissionais contribuem para esse cenário.