brasil

Uma nanoemulsão contendo partículas de curcumina se mostrou capaz de modular a microbiota intestinal em camundongos que sofriam de inflamação nesse órgão.

A curcumina é um polifenol encontrado no açafrão-da-índia (Curcuma longa) e que faz parte de um grupo de componentes bioativos chamado curcuminoides. No entanto, há um desafio a ser superado: a biodisponibilidade da curcumina é baixa quando administrada por via oral. O problema ainda é maior em pessoas com Doença de Crohn, colite ulcerativa e outras condições associadas à inflamação do intestino.

Com objetivo de melhorar a eficácia do componente nesses casos, os cientistas desenvolveram uma emulsão com partículas nanométricas da substância e, posteriormente testada em camundongos por via oral por 14 dias. O resultado foi obtido por meio de análise histopatológica e metagenômica.

Foi possível observar que a nanoemulsão pode ser uma ótima estratégia para melhorar a biodisponibilidade da substância, e que foi capaz de modular a microbiota intestinal dos roedores. O grupo continua trabalhando com o potencial de outros nutracêuticos na forma de nanoforumações.

em uma escala de 0 a 10, qual é a probabilidade de você recomendar o amo medicina para um amigo ou colega?

seu feedback é muito importante para que possamos sempre melhorar nossos conteúdos.

Login or Subscribe to participate

Comentários

or to participate

Leia mais

No posts found