brasil

Diante do aumento dos casos de dengue em todo o país, Niterói mantém níveis baixos da doença. De acordo com a prefeitura da cidade, isso é resultado do monitoramento diário durante todo ano e do método Wolbachia, uma aposta de longo prazo que começou a ser implementada em 2015.
Wolbachia é uma bactéria presente em cerca de 60% dos insetos na natureza, mas ausente no Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. O método consiste em inserir a bactéria em ovos do mosquito, em laboratório, criando um A. aegypti que porta o microrganismo. Por isso, esses mosquitos tornam-se incapazes de carregar o vírus que causa a dengue e outras doenças.
Os números apontam redução de cerca de 70% dos casos de dengue, 60% de chikungunya e 40% de zika nas áreas com intervenção entomológica. Em 2023, Niterói tornou-se a primeira cidade brasileira com 100% do território coberto pelo método Wolbachia.
O método não tem resultado imediato e precisa ser associado a outras ações para o combate da doença. Esse ano, o método chegará a seis outras cidades de diferentes estados.